FEIRA DO LIVRO

1ª Feira do Livro

 Patrono: Carlos Ubim

A primeira Feira do Livro foi realizada nos dias 6 a 8 de maio de 2011 na 8ª Expocolônia em Faxinal do Soturno a 1. Feira do Livro, foram dias em que as comunidades da Quarta Colônia tiveram oportunidade de vivenciar momentos de lazer, degustar quitutes saborosos e ainda degustar muita sabedoria onde os vários expositores tiveram a preocupação de levar o melhor e o que mais havia de novo no momento.

Não podemos deixar de referir que foi realizada a 1ª Feira do Livro da Fundação Ângelo Bozzetto, com a presença do escritor e jornalista Carlos Urbim (26 livros publicados);

Foi dado o primeiro passo de uma longa caminhada, onde não faltará por certo renovações a cada ano, aprimoramento a cada evento.    Paralelamente foi construído um espaço que denominou-se “Café Cultural” em que o sabor e o aroma foram protagonistas de momentos inesquecíveis de prazer gastronômico. Tudo isso só foi possível com o entendimento do maior e mais delicado fenômeno de nossas vidas: O Amor Humano.

De tudo isso, ficou uma lição:

“Quem olha para fora, sonha.Quem olha para dentro, acorda”

Carl Jung

 

2ª Feira do Livro“Leitura-“Conhecimento e Arte”     

Patrono : Walmor Santos e Clara Averbuk       

 

Este projeto denominado “Leitura, Conhecimento e Arte” realizado na 2. Feira do Livro da Fundação Ângelo Bozzetto em Faxinal do Soturno/RS, edição 2013 visou um maior contato com o mundo da literatura escrita e dramatizada através de interferências diretas com autores de literaturas infantil, juvenil e adulta de forma interativa com intervenções de contação de histórias, dramatização, hora da poesia, teatro e outras arte porque acreditamos com este projeto incentivar a cultura da leitura como promotora do conhecimento humano e valorizar o livro como veículo de transmissão de valores universais;

           A participação da caravana de escritores trouxe maior abrangência ao desenvolvimento sócio educacional e cultural levando a comunidade desta cidade oportunidade de um crescimento em sua cidadania, abrindo novas fronteiras e atualizações no campo da literatura de maneira ética e altamente significativa, devido ao baixo poder aquisitivo da população, reduzindo o índice de escolaridade e a falta de valorização do livro fazem com que sejam contemplados no orçamento das famílias.

            Aconteceu também o I concurso de Redações, com participações de alunos a partir do 5º ano de todas as Escolas da rede pública  do Município de Faxinal do Soturno com o tema “Os personagens que se destacaram na História de Faxinal do Soturno/RS” promovido pela Fundação Ângelo Bozzetto em parceria com os órgãos educacionais:

 

3ª Feira do Livro- “Livros Polinizadores de Conhecimento”

Patrono Auri Sudati

Quando alguém abre um livro para ler, portas infinitesimais abrem no universo. O simples movimento de focar os olhos sobre aquelas letras ordenadas, escolhidas, formando palavras que irão se transformar em conceitos, faz com que a História de toda humanidade de modifique.

Quando alguém abre um livro para ler se ouvem batidas de palmas de energias construtivas em sinal de apoio. Já dizia a nossa antiga Filosofia: “o livro é aquele amigo que jamais te abandonará nos momentos de solidão”. É por essas e por outras que se tornam tão importante realizar-se uma Feira do Livro.

 

Enfim, fizemos jus ao tema de nossa feira: “Livros polinizadores do conhecimento”, pois temos certeza que de livro em livro, de leitor a leitor  “polinizamos” e despertamos a curiosidade e o interesse para esse que é o principal elemento transmissor do conhecimento humano: O LIVRO. (Maria Maciel).

 

4ª Feira do Livro-“O Fantástico Jardim Da Leitura”

Patrono: Fabricio Carpi Nejar

Feira do Livro da Fundação Ângelo Bozzetto – quarta edição “O Fantástico Jardim da Leitura”, nesse ano de 2015 escolhemos por titulo da feira “O Fantástico Jardim da Leitura”, porque acreditamos que a leitura é o meio mais profícuo de se cultivar a semente do saber, do conhecimento e da atualização cultural.

Por meio da leitura, aprendemos a olhar o mundo com enfoques criativos e de melhor aprimoramento intelectual. A feira do livro da Fundação Ângelo Bozzetto, está em sua quarta edição trazendo como a cada ano mais inovações e firmando-se como um evento característico da Quarta Colônia em se tratando de educação pela arte. Arte da dança, da música, do cinema, do teatro, do circo, da literatura. Acreditamos que para todas as crianças a vida é uma permanente aventura criativa. As mais básicas explorações do mundo da criança, são em si mesmas, exercícios criativos de solução de problema. Ela esta num processo vitalício de inventar-se e descobrir o mundo constantemente. Nesse sentido, toda criança reinventa a linguagem, os movimentos, o afeto, é aquela sementinha o que plantada e bem cuidada irá gerar flores e frutos “a semente da criatividade” diz a psicóloga Tereza Amábile, já se encontra na criança: o desejo e o impulso de explorar, de descobrir, de tentar, de experimentar modos diferenciados de compreender a vida. Enquanto crescem, as crianças são universos inteiros de acordo com suar realidades.

A feira aconteceu no stand da Nova Palma Energia, por ocasião da ExpoFax/ExpoColônia em Faxinal do Soturno-RS. Entre nossas atrações, teremos o patrono e palestrante o escritor Fabricio Carpinejar com o tema “O JARDIM E O QUINTAL, A FIDELIDADE E A LEALDADE: ESTUDO POETICO DAS RELAÇÕES HUMANAS.”

 

Exposição e venda de Livros, contação de histórias, animação e show musical, com o grupo Maresia e Kalunga, oficina de origami, happy hour com Marcello Gumieri. Participação de alunos da Fundação Ângelo Bozzetto

Presença da renomada estudiosa paulista Silvia Fleury, conceituada nas técnicas EMF Balancing Technique, gerenciador e organizador do nosso bem mais precioso: nossa Energia Pessoal. Treinamento em várias cidades do Brasil, França e Portugal, Bélgica, Chile, Espanha.

 

 

5ª Feira do Livro -“Aventura pela leitura”

Patronesse Ceura Fernandes

Seguindo a tradição de anos anteriores, a Feira do Livro da Fundação Ângelo Bozzetto prima por inovar sempre. Depois de nomes como Carlos Urbim, Fabrício Carpinejar, Ari Sudati, Walmor Santos, Clara Averbuck, entre outros, a V Edição – 2016 terá como patronesse Ceura Fernandes, professora de Filosofia e Psicologia, com pós-graduação em Antropologia Filosófica. Publicou “A Vida de Agueda”, biografia da educadora emérita do Rio Grande do Sul Agueda Brazale Leal, além de exercer assessorias de comunicação nos jornais “O Expresso” e “A Razão” de Santa Maria. Ceura ilustrará nossa feira com uma palestra intitulada: Educação, leitura, cidadania e autonomia. O evento aconteceu na Expofax/Colônia no estande da Nova Palma Energia nos dias 30 de abril e 01 de maio de 2016.
Justificando o título desse ano “Aventura pela Leitura” e tendo como meta a inovação, será apresentada em Faxinal do Soturno, em primeira mão a peça “ A Bolha Luminosa”, do Grupo Teatro Lumbra e Porto Alegre que consiste numa apresentação de vanguarda, trazendo a arte das sombras aplicada ao teatro; teremos também a peça “A Traça Biblió e o Poeta”, espetáculo de grande sucesso de Dinorah Araújo que fez apresentações em várias cidades do Rio Grande do Sul e na Feira do Livro de Porto Alegre; teremos também o teatro de bonecos “O Macaco Simão e o Mistério do Rio” pelo grupo Pregando Peça.
Continuando nossa programação, teremos uma audição com o grupo musical do professor Protógenes de Mello de Restinga Seca, atrações de ballet, artes circenses e contação de histórias com os alunos da Fundação Ângelo Bozzetto.
Os espetáculos “A Bolha Luminosa, Traça Biblió e O Poeta, o Macaco Simão e o Mistério do Rio” fazem parte do Projeto Cultural “Bonecos na Escola” financiados pelo Pró-cultura RS LIC e patrocinados pela Nova Palma Energia.

“Aventura pela leitura” _ embarque nessa viagem!

 

6ª  Feira do Livro multicultural- “ meu livro, meu amigo”.

Patronesse Adelia Einsfeldt,

Nesse ano de 2017, a FAB intitulou sua Feira do Livro “6ª Feira do Livro Multicultural: “Meu Livro, Meu Amigo”, procurando, mais uma vez despertar nas crianças o gosto da leitura e o conhecimento das artes em geral. Em sua 6ª edição a FAB inovando como sempre, convidou a escritora e poeta Adélia Einsfeldt (POA) para ser a Patrona.

 

7ª edição a Feira do Livro da FAB- “ Reino do Saber”.

Patronesse Valesca de Assis

 

Em 2018, em sua 7ª edição a Feira do Livro da FAB vem inovando como sempre, nessa edição tivemos como Patrona a Escritora Valesca de Assis que foi Patrona da Feira do Livro de Porto Alegre no ano de 2017 e também o Fotógrafo Leon Santos que fez uma exposição fotográfica. Além de muitos livros, houve uma mostra de fotografias de Leon Santos com uma linguagem intimista e universal, um conhecido e premiado fotógrafo paulista que já expôs em importantes espaços artísticos brasileiros. Ainda na arte fotográfica, esteve em exposição uma mostra de retratos de Iberê Camargo, a jornalista Ceura Fernandes apresentou retratos em preto e branco do grande artista Iberê, filho da cidade de Restinga Seca.

Participação das oficinas de Ballet Clássico, técnicas circenses e Percussão da Fundação Ângelo Bozzetto fizeram uma belíssima apresentação, logo após ocorreu o “ Painel Literário”, com a Patrona Valesca de Assis, Leonardo Brasiliense e os professores das Escolas Municipais e Estaduais da Quarta Colônia.

No domingo ocorreu a oficina de Origami com Nadir Ravarotto Correa, palestra com o fotógrafo Leon Santos com o tema “A Trajetória da Luz” e um espetáculo Circense com o Grupo Híbrido de Porto Alegre.

 

8ª    Feira do Livro da Fundação Ângelo Bozzetto: Catarina By Macario, um Pilar na Formação da Educação de Faxinal de Soturno.

Patronesse: Alice Schuch.

 

        A 8a Feira do Livro de 2019, da Fundação Ângelo Bozzetto, será denominado “Catarina By Macario: um Pilar na Formação da Educação de Faxinal do Soturno”, foi realizada no início de maio, dias 04,05 no Município de Faxinal do Soturno por ocasião da Expofax/Expocolonia no Parque de Exposição Municipal, e visa um maior contato com o mundo da literatura oral e escrita como um incentivo nas Artes e na Comunicação. Neste ano a Feira do Livro enalteceu os festejos dos 60 anos de Emancipação de Faxinal do Soturno e fará homenagem a primeira professora deste Município, a italiana Catarina By Macario. Além dessa relevante homenagem, na Feira anunciaremos os ganhadores do concurso dos Trabalhos Literários de Poesia, Crônica e Conto, na modalidade “ redação” realizados pelas escolas do Município com a proposta “Faxinal do Soturno, 60 Anos: Sua história, sua gente”. No local haverá estandes para todas as idades com livros a disposição para leitura, contação de histórias, dramatização, hora da poesia, troca e compra de livros. A Feira do Livro da Fundação Ângelo Bozzetto, acontece num espaço amplo e arborizado dentro do parque de Exposição que é a sede Campestre da Nova Palma Energia. Por isso a Feira do Livro é também uma grande atração dentro da Expofax, onde circulam milhares de pessoas. Já é um marco cultural e na sua 8a Edição, consolidou seu valor cultural e faz parte do calendário da cidade onde principalmente as escolas do município participam como um espaço voltado para o conhecimento e a cultura. O Espaço onde acontece a Feira do Livro é cedido pela Nova Palma Energia.

  • Facebook da Fundação

© 2020 Fundação Ângelo Bozzetto