NATAL ILUMINADO DA QUARTA COLÔNIA

Iniciativa da Nova Palma Energia, em parceria com a Fundação Ângelo Bozzetto  e apoio das Prefeituras Municipais de grande parte dos municípios da Quarta Colonia , realizam o Natal Iluminado e em sua sétima edição , integra o calendário cultural e turístico da região.

No ano de  2013 o projeto Natal Iluminado da Quarta Colônia  contou com patrocínio cultural da CORSAN. As praças dos sete municípios contemplados (Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Restinga Seca, Ivorá, Nova Palma, São João do Polêsine e Silveira Martins) foram decoradas com luzes, pinheiros de Natal, presépio, duendes, guirlandas e a especial chegada do Papai Noel que veio num trenó puxado por quatro renas. As praças estavam repletas de arte com motivação do espírito natalino e o Papai Noel distribuiu doces e luminosos as crianças. A equipe do projeto, voluntariamente, fez uma visita a comunidade de Arroio do Só, no interior do município de Santa Maria, levando parte da decoração natalina, uma cama elástica para brincadeiras com a garotada e a visita do Papai Noel que distribuiu doces e luminosos a todas as crianças e idosos presentes. Neste ano de 2014 o Natal Iluminado/Encantado da Quarta Colônia, foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, via Secretaria de Cultura do RS – Lei de Incentivo a Cultura (LIC), com patrocínio cultural da Nova Palma Energia e também teve o patrocínio cultural da CORSAN e da SICREDI, neste ano aconteceu 2 noites com desfile temático natalino, apresentação de corais e shows com bandas regionais.

As praças e igrejas de Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Restinga Seca, Ivorá, Nova Palma, São João do Polêsine, Silveira Martins e do distrito de Arroio do Sol em Santa Maria são decorados com cenários natalinos, recebendo iluminação especial   e ainda há a chegada do Papai Noel que distribui balas e presentes às crianças. Em 2012, a Companhia Rio-grandense de Saneamento (CORSAN) apoiou o evento por meio de patrocínio cultural

O evento é também uma oportunidade especial para mostrar ao grande público o talento dos alunos e professores que participam dos projetos culturais desenvolvidos nas escolas públicas das redes municipais, tais como, o Expressando Arte e o Arte em Movimento. Além de propiciar momentos lúdicos de expressão artística e de contribuir para o aprimorando do senso estético, o Natal Iluminado objetiva influenciar comportamentos e atitudes socialmente responsáveis. Exemplo disso foram as apresentações, nos cerimoniais de abertura da edição de 2012, que enfocaram as questões do consumo consciente da água e da prevenção ao uso abusivo do álcool.

Em 2017 o Natal Iluminado da Quarta Colônia mais uma vez apresentou um belíssimo espetáculo com a participação dos alunos e professores e voluntários dos projetos da Fundação Ângelo Bozzetto . O Projeto intitulado ARTE, MÚSICA e MAGIA aconteceu em 5 cidades da Região, Ivorá, Restinga Seca, Nova Palma , Vale Vêneto - Distrito de São João do Polêsine e Faxinal do Soturno.

A Nova Palma Energia e a Fundação Ângelo Bozzetto sentiram-se honradas em dividir com as comunidades dos municípios de Restinga Seca, Nova Palma , Vale Vêneto - Distrito de São João do Polêsine e Faxinal do Soturno, mais um espetáculo inovador e que, com toda certeza motivou grandes emoções àquelas pessoas que o assistiram. Teve como referência o belíssimo espetáculo Russo “ O Quebra Nozes”, também aconteceram 2 apresentações com a Orquestra Sinfônica de Teotônia e 1 apresentação com Joca Martins e Juliana Spanevello e 1 Apresentação com o Tenor Cesar Barichello.

Em 2018 e 2019 o projeto ARTE, MÚSICA E MAGIA, consistiu em apresentações artísticas dos alunos da Fundação Ângelo Bozzetto nos municípios da Quarta Colônia /RS, nas cidades de Faxinal do Soturno, Nova Palma, Silveira Martins, Restinga Seca, Ivorá, São João do Polêsine e Dona Francisca, durante o evento 13º NATAL ILUMINADO DA QUARTA COLÔNIA. Foram realizados shows de música, dança e teatro em palcos instalados nos municípios durante os eventos que ocorreram em 7 dias que antecederam o Natal. As apresentações foram de dança (alunos das oficinas da Fundação Ãngelo Bozzetto), teatro (Grupo Pregando Peça) e música (Joca Martins e Juliana Spavenello, Dê e Thiago, Raquel Tombesi e Sandro e Cícero, e um desfile temático natalino no município de Faxinal do Soturno, com grande público presente.