Seminários de Capacitação

            Os Seminários foram sempre dirigidos para educadores com a finalidade de qualificar a atividade docente e reduzir os índices de evasão e de repetência escolar. Os conteúdos e a abordagem das práticas são ministrados por profissionais de comprovada experiência no campo do ensino e da aprendizagem.

Os eventos envolvem professores, estudantes, assistentes sociais, psicólogos, secretários municipais de educação e prefeitos, reunindo educadores de Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Ivorá , Nova Palma, Restinga Seca, Pinhal Grande, Santa Maria, Silveira Martins , São João do Polêsine, Agudo, Paraíso do Sul e demais regiões do Estado  do País.

Temas abordados nos Seminários:

2010 – Seminário Internacional sobre “Sustentabilidade das Relações  para o Novo Mundo”.

2011 – Seminário “Multiplicando Valores”

2012 – Seminário “Emergindo para o conhecimento criativo”

2013 - Seminário “A arte de aprender”.

A primeira edição foi realizada em 23 de novembro de 2010 e a segunda edição no dia 22 de julho de 2011 ambos no salão nobre do Esporte Público Esporte Clube Cruzeiro em Faxinal do Soturno.

A terceira edição ocorreu em 17 de julho com a  participação do professor, escritor, mestre em Direito, Conrado Paulino da Rosa, e do conferencista internacional, Eduardo Shinyashiki, escritor e especialista em desenvolvimento humano. Cultura e humor completaram a programação com uma comédia teatral “Deu a louca nas Rainhas”, interpretada pelos atores André Farias  e Luiz Solano.

A quarta edição ocorreu no dia 13 de julho de 2013 no Auditório da Câmara Municipal de vereadores de Faxinal do Soturno/RS  de 4. Seminário denominado “A arte de aprender”, estiveram presentes os seguintes palestrantes convidados:

* Walmor Santos, (escritor, idealizador do Grupo Cria Contos, do Projeto Autor na sala de Aula do Projeto Comunidade Leitora e autor de vários livros didáticos) com a palestra “Leitura, uma proposta educacional”

 

* Ricardo Zimmer, (cineasta, roteirista e escritor) com a palestra “A arte do Educar”, nesta temática houve interação do Psicólogo Cesar Miraglia e Arte Terapeuta Maria Graça Maciel e Professora Maria Francisca do Pinho Valle-RJ (Professora com Licenciatura em Música, Pedagogia e Pós-Graduação em Educação Pré-Escolar. Atualmente Trabalha na Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga, em Pedro do Rio-Petropolis/RJ) com a palestra “ A experiência de um projeto de formação de leitores”.

Seguindo a proposta do tema “Arte do Aprender” os palestrantes e debatedores focaram suas falas na importância da leitura para os seres humanos, num contesto intuitivo, criativo e estimulante, com transmissão de informações aos alunos em treinar suas capacidades intrínsecas de gerenciar seus próprios pensamentos no caminho do progresso intelectual.

“A sala de aula deve ser um oxigênio de alegria ( Augusto Cury)”.